Ocupacional Empregos

 Artigos

Profissionais talentosos são demitidos por chefes e não por líderes
12/06/2017  

Talentos tem ideias, projetos e planos. Talentos querem trabalhar, colocar em ação. E o que tem de gente acomodada não querendo trabalhar desenvolvendo o básico e não saem da caixinha não da pra mensurar. Vamos ser sinceros tem poucos talentos nas empresas e muita gente acomodada.

Talentos incomodam a maioria, portanto, é mais fácil livrar-se deles.

Talentos questionam, perguntam, não simplesmente executam tudo o que lhe pedem, eles vão argumentar e vamos lá, não é todo chefe que vai aceitar, não é mesmo? Digo chefe, porque com líder é diferente.

Nas palavras abaixo Thomas Edison reforça que talento é muito mais transpiração, trabalho. Talentos estão sempre em ação, são altamente criativos e nem todos suportam mentes criativas, alguém concorda? Tem gente que chega a torcer o nariz com ideias novas.

"Talento é 1% inspiração e 99% transpiração."Thomas Edison

Funcionários talentosos são bem vivos, produtivos e apaixonados por suas metas. Estão sempre em busca de melhoria no que fazem. Eles tem autoconhecimento, sabem onde querem chegar e buscam por suas paixões. Eles gostam de gastar energia com produtividade. Dar espaço para suas ideias e projetos aumentam a satisfação e geram energia extra. O grande problema na verdade enfrentado por pessoas talentosas é quando estão sobre a liderança de chefes que não permitem sair da caixinha, chefes com ideias fechadas, que não permitem mudanças, querendo sempre manter a atual situação, limitando seus talentos.

"Existe algo muito mais escasso, fino e raro que o talento. É o talento para reconhecer os talentosos." Elbert Hubbard

Reconhecer esses talentos é tão difícil para muitos não é mesmo? Por chefes é impossível!

Normalmente empresas dirigidas por líderes de verdade reconhecem grandes talentos. Normalmente chefes gostam de aduladores, eles não aceitam que pontuem seus erros. Diferente dos líderes, o verdadeiro líder não se incomoda quando você traz um grande ideia, ou quando você fala que ele errou e te traz um sugestão. Tem uma frase que particularmente gosto do Barack Obama : “Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra”. Pessoas que te avisam querem seu melhor e os verdadeiros líderes conseguem enxergar isso. Chefes não entendem, afinal você tem que concordar com tudo que eles ditam e se não concordam você não se enquadra no perfil puxa-saco.

Pessoas de talento não puxam saco. Talentos simplesmente são profissionais focados. Chefes gostam de bajuladores. E cabe aqui dizer que Bajular, no dicionário Houaiss tem como primeira definição “lisonjear para obter vantagens”, no dicionário Aurélio "prestar bajulação; adular; lisonjear com baixeza". Ou seja, é uma adulação mal-intencionada e com essa regra os verdadeiros talentos não sobressaem, afinal, mentes brilhantes não lidam com isso, são profissionais, profissional de verdade só grandes líderes para compreender e reconhecer.

“Um bajulador é aquele que alimenta um crocodilo e espera comê-lo no final”. Churchill

Lembre-se que quem bajula esta sempre a espera de benefícios e se eles não vem, saiba bajuladores não são confiáveis. O verdadeiro profissional trabalha por meritocracia. Líder de verdade não tolera puxa-saco, líder tem competência profissional, isso basta.

Dica: Se você for Chefe, abra o olho, quem puxa saco pode muito bem puxar tapete.


Josilene Cordina



Rua Lauro Müller, 81 E
Centro, Chapecó - SC

CEP 89801-600

(49) 3324 7131

Todos os Direitos Reservados © 2017